terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Expressões

Meu Santo XxXx! - A escolha do santo fica de acordo com a fé. Tem santo para cada situação, então é sempre bom saber coisas básicas, do tipo: que santo é bom pra febre, atraso nas contas, filha grávida, marido que trai, comida queimada... Só o básico.
Meu Deus! - Apelo direto ao altíssimo. Só a força maior pra dar jeito na situação. Mas tem gente que usa pra qualquer coisa: "Meu Deus! Como aquela mulher é feia!" Tenha dó, incomodar o Cara lá de cima, cheio de problemas com os governantes, o lixo produzido, as criancinhas na África e o cabelo de não-sem-quem que não toma jeito por causa de uma mulher feia?
Jesus! - Usada quando se quer invocar o alto, pulando a burocracia de santos, anjos e seguranças, chegando direto ao vice-presidente.
Minha Nossa senhora! - Para uma situação crítica mesmo. Só a mãe do vice pra puxar a orelha do Cristo e agilizar as coisas.
Céus! - Quando a coisa tá preta. Só santo não resolve, ou Deus ou Jesus. Tem que ser todo mundo junto. Alguma missão impossível.
Mas Bah! - Usado muito no RS, é a forma abreviada de "Mas que barbaridade!".
Puta que pariu! - Eu acho que, na verdade, o correto é falar "Puta que o pariu". Só não entendo porque chamar a mãe do cidadão de puta. Você quer ofender quem? A mãe, que nem está presente - e pode nem ser prostituta - ou o cara?
Filho da puta! - Idem.
Caramba! - Dizem que vem do espanhol. Confesso que nunca gostei dela e toda vez que ouvia quando criança, chorava. Agora entendo o porquê. É o nome de uma fruta que simboliza o órgão sexual masculino. Dizem que é a forma mais sofisticada de caralho. Bem, acho que não é algo pra se ficar dizendo por aí.
Caraca! - É a maneira mais sutil de dizer caralho. o.O Que absurdo.
Puts grila!- É o mesmo que PQP.
Cruzes! - Bem, invoca a imagem de Cristo na cruz. Acho que só funcionaria com vampiros, mas...

Bem, existem expressões para todos os tipos de pessoas. Meu bisa falava Alaputcha Caramba e tinha mais uma coleção delas para dar e vender. Pena que eu não pude conviver mais com ele e aumentar meu repertório. E, bisa, acho que estou com saudade.

2 comentários:

Anônimo disse...

HAUhAuhUAHuAH...........Achei legal......Carambra! ;]

Anônimo disse...

Deus!!!

onde você pensa essas coisas??