domingo, 19 de outubro de 2008

Brincadeira de criança

É comum ouvirmos de nossos pais que não tivemos infância. Porque a vida na roça era mais saudável, mais divertida e exercitava mais a imaginação. Mas eu acho que nos saímos muito bem. Fiz uma lista das brincadeiras oriundas do interiorr que podem ser substituídas por crianças da cidade e garantem a diversão.

● Subir na pilha de serragem: Bem, se a criança não tem a sorte de possuir como vizinho um marceneiro, a solução é a pilha de pedras da construção da vez na rua. Quem não gosta de ouvir o barulho das pedrinhas se esparramando por debaixo dos pés?
● Piquenique no meio do campão com direito a galinhada: É, na cidade não existem mais os campões de se perder de vista, mas a gente se virava com um piquenique no jardim, na pracinha ou na sala de estar. Porque a graça da coisa é preparar tudo e por na cesta e comer na toalha xadrez.
● Acampar com os tios: Com a correria dos centros urbanos, levar os sobrinhos para acampar na roça ficou mais difícil. A solução encontrada foi montar a barraca com lençóis na mesa de jantar e usar como fogueira um abajur ou lanterna. A aventura é menos perigosa e nos livra dos pernilongos. O ruim é que depois ninguém quer arrumar a bagunça.
● Brincar de letx: Esse termo pode soar estranho, mas é para os gauchinhos o nosso famoso pega-pega. Segundo meus pais, o de hoje não tem mais graça. O divertido era pegar o menino ou a menina de quem se estava gostando e isso causava aqueles risinhos bobos de gente apaixonada. Inocência é tudo.
● Tomar banho de chuva: Tomar banho de chuva era deslizar pelas poças de lama dos campos e sair correndo pelos potreiros. Mas não tivemos tanto espaço assim. A solução foi se molhar debaixo da goteira ou colocar o balde pra encher pela chuva e jogar um no outro. Na falta de chuva, podia ser mangueira ou bexiga cheia de água. O importante é se molhar.

Não posso dar razão a meus pais. Eu não tive árvore pra subir ou campão, mas caí muito de bicicleta, joguei vôlei na rua e ralei muito o dedão do pé. Sem dúvida, eu me diverti muito, muito mesmo. ;D

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu brincava na pedrinhas........Era muito bom ^^

Saudades desse tempo.... ;]